Pesquisar este blog

sábado, 6 de agosto de 2011

A crise encostando no Brasil e em Caravelas

Matéria da Folha.com descreve algumas influências nas empresas brasileiras do temor de uma recessão global, que gerou queda em Bolsas de todo o mundo durante essa semana.

O governo, na corrida para conter a ascensão da impacto nas indústrias brasileiras, reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) essa semana, mas não foi o suficiente para animar os empresários. Segundo a matéria: a GM anunciou férias coletiva em São José dos Campos (SP) e o baiano Gabrielli, presidente da Petrobrás, está receoso de não conseguir no mercado valores em torno de R$ 91 bilhões para financiar ações para os próximos anos; além disso, cita a fuga de investidores nas empresas brasileiras, principalmente no seguimento matéria-prima, que abrange entre outras a celulose.

Como já comentado aqui no Qualquer Nota, Qualquer Notícia, a crise nos EUA e em outros países do mundo, como Itália e Grécia tem influência aqui em Caravelas também. Analisando está matéria da Folha, podemos destacar dois pontos de convergência direta na cidade: petróleo e celulose (eucalipto).

No caso da celulose é se precaver para os próximos passos do mercado. A redução de investimento nas ações e de aquisição da celulose pelo exterior pode gerar redução de emprego e apoios das empresas de celulose da região, que, na verdade, já não é muito. Com relação ao petróleo, a questão permeia sobre a possibilidade de que os investimentos no Pré-Sal sejam reduzidos e adiados, assim, a possibilidade de furarem o Banco dos Abrolhos também se adiam e, consequentemente, temos mais tempo para outros tipos de investimentos e mostrar que podemos ser fortes mesmo sem o petróleo. Não é fácil, mas podemos. Como diria o Barack Obama: "Yes we can" (Sim, nós podemos).

Bem, vamos em frente na esperança de Dilma conseguir conter os impactos de uma suposta crise global no nosso país. Espero que saiamos melhores do que na última crise mundial muito bem contida por Lula.

Nenhum comentário: