Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pescadores no Senado

Foi aprovado hoje pela manhã na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado dois Projetos de Lei (PL) que atingem a economia pesqueira do Brasil e de Caravelas. O PL 423/09 que altera a Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009, para equiparar a pesca à atividade agropecuária bem como para dispor sobre o trabalho dos pescadores profissionais na atividade pesqueira industrial e o contrato de parceria na pesca artesanal (clique aqui e leia o texto do PL 423/09).

Abre o Sítio da Câmara dos Deputados

O outro Projeto de lei também aprovado nessa comissão do senado é o PL 53/2011 que Altera a Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003, para estender ao catador de caranguejo o benefício do seguro-desemprego durante o período do defeso da espécie (clique aqui para ler o PL 53/11).

Os pescadores, Colônia Z-25, APESCA, ECOMAR e outros grupos organizados que apoiam as iniciativas de uma atividade pesqueira sustentável em Caravelas e região devem ficar atentos à tramitação desses projetos de lei.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Restaurante Tio Berlindo no 23º Congresso Abrasel



O Restaurante Tio Berlindo da Barra de Caravelas, na Praia do Grauçá, foi convidado para um importante evento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o 23º Congresso Nacional da Abrasel e Feira Restaurante Show em Brasília, no mês passado. Infelizmente, Ditinho, proprietário do restaurante não teve condições financeiras de participar do evento.

O tema do congresso foi "Vencendo com Inovação" e nada mais justo do que o Tio Berlindo para representar nossa região. Parabéns pessoal, na esperança de que os próximos eventos contem com a presença de vocês. 




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Petrobrás investirá 9,8 bilhões no pré-sal da Bahia


Em entrevista ao Bahia notícias, o presidente da Petrobrás, o baiano José Sergio Gabrielli, falou sobre a investida em mares baianos em busca do petróleo do pré-sal. Gabrielli é cotado à sucessão de Jaques Wagner no governo da Bahia e está prestes a se tornar o executivo que mais tempo ficou a frente de uma das maiores empresas do mundo.

José Sergio Gabrielli, presidente Petrobrás (foto: Bahianotícias)

Haverão investimentos de 9,8 bilhões de dólares da Petrobrás na Bahia até 2015, com maioria do recurso para a busca e exploração do petróleo, mas também terão investimentos no biocombustível e na melhoria da qualidade do diesel e na gasolina.

Banco dos Abrolhos (imagem Conservação Internacional)

Quando perguntado a Gabrielli sobre a área onde se buscarão o pré-sal, ele responde “na Costa da Bahia, particularmente, na Bacia do Jequitinhonha. Na frente de Una... Naquela região ali”. Isso significa que a moratória solicitada pelo Greenpeace no projeto Deixe as baleias namorarem (vejam mapa no site do Greenpeace) está fortalecida. A área indicada por Gabrielli está a norte do Banco dos Abrolhos e isso indica que os investimentos iniciais para possível exploração da área mais importante em biodiversidade marinha no Atlântico Sul ficará para outro momento.

Segundo a ANP, quando da licitação:

Na Bacia de Jequitinhonha está sendo oferecido um setor em águas profundas, contendo 12 blocos, totalizando 8.899,97 km². Esta bacia localiza-se na porção nordeste da margem leste brasileira, no litoral sul do estado da Bahia, em frente à foz do rio Jequitinhonha. A norte, limita-se com a Bacia de Camamu-Almada através do Alto de Olivença, e a sul, com a Bacia de Cumuruxatiba, através do banco vulcânico de Royal Charlotte. Ocupa uma área de cerca de 10.100 km², dos quais 9.500 km² são submersos (7.000 km² até 1.000 m de lâmina d'água e 2.500 km² entre 1.000 e 2.000 m). Recentemente, a bacia foi alvo de levantamento sísmico 2D do tipo spec survey. A perfuração de 35 poços exploratórios na bacia, resultou em uma descoberta na área do poço 1-BAS-37. (fonte: ANP)
Clique aqui para ver o mapa dos blocos licitados pela ANP na Bacia do Jequitinhonha.