Estão acontecendo reuniões com a comunidade extrativista da RESEX do Cassurubá (Extremo Sul da Bahia, municípios de Caravelas e Nova Viçosa) no sentido de formar o Conselho Gestor da Unidade de Conservação criada em 2009 pelo então presidente Lula em solenidade realizada no distrito de Ponta de Areia, município de Caravelas, junto com o prefeito Loló e o governador Jaques Wagner.

(imagem encontrada em: flickr.com)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Caravelas participou da reunião realizada hoje (27) na Escola Municipal Odete Maria, com a participação representantes das comunidades do Caribê de Cima, Caribê do Meio, Largo e Peroba. A participação desta secretaria na reunião se deu no sentido de aproximar a prefeitura da formação desse conselho, onde também terá uma cadeira, e para divulgar a reunião do dia 02 de abril de 2011 (sábado) com os pequenos produtores rurais do município de Caravelas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais para discutir a aquisição de seus produtos para merenda escolar do município.
Joaquim Neto, chefe desta RESEX, e o consultor Breno conduziram produtivamente a reunião sanando dúvidas dos participantes no que diz respeito ao uso da terra, posse, dinâmicas socioeconômicas dentro da unidade, fiscalização, leis de proteção, a própria estrutura e função do conselho e outras. Após o almoço foi gerado um rápido diagnóstico sobre demandas econômicas e sociais das comunidades ali presentes. Toda a equipe que participou é bastante dinâmica e colabora, de fato, para o bom andamento das atividades. O almoço estava ótimo também!
Segundo Eduardo Camargo, Diretor de Sustentabilidade do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), essas reuniões são fruto de um projeto em parceria entre O IBJ (proponente/ ADM Financeira),SOS Mata Atlântica (Financiador), CI (Coordenação Técnica) e o Parnam Abrolhos. Se tudo correr bem até Julho 2011 o conselho estará formado!
Força a RESEX do Cassurubá! Ótimos trabalhos!
(depois postarei fotos do evento)
(depois postarei fotos do evento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário