Ainda há pessoas que acham que o homem é o gênero mais importante no ordenamento da sociedade, mas muitas mulheres e homens também, com muita luta, têm demonstrado o contrário e a cada dia ganha adeptos ao equilíbrio entre os gêneros no que diz respeito aos diversos setores sociais, como na economia, empreendedorismo, cultura, saúde, no lar e na governança pública, entre outros. Não é preciso dizer que termos, desde de janeiro deste ano, uma mulher presidindo nosso país é um dos maiores símbolos de tal mudança de olhar.
Há uma Comissão no Senado Federal discutindo a reforma política do país e deve emitir seu Relatório Final para entregar ao Presidente do Senado, José Sarney (PMDB) na quarta-feira (Senado), que encaminhará a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para posterior votação na plenária do senado, depois na câmara federal. Dentre outros itens de discussão, e assim retornando a idéia do parágrafo anterior, segundo o Bahia Notícias, a citada comissão de reforma política do Senado aprovou nesta quinta-feira (7) a adoção de cotas para mulheres nas eleições. A proposta determina que 50% das vagas nos pleitos proporcionais (deputados e vereadores) sejam destinadas às candidatas femininas. Segundo a lei eleitoral vigente, 30% das candidaturas proporcionais deveriam ser ocupadas por mulheres. Com o novo sistema eleitoral aprovado pela comissão, os eleitores passarão a votar nos partidos, e não mais nos candidatos. Caberá às legendas elaborar listas com os nomes dos políticos, com alternância entre um homem e uma mulher. Se o percentual feminino não for cumprido, a lista pode ser indeferida pela Justiça Eleitoral. Informações do jornal Folha de S. Paulo. (Bahia Notícias)
___________________________________
A expectativa é que no próximo pleito de 2012, para prefeitos e vereadores, já seja uma realidade configurada em lei tal reforma política. As mulheres se fortalecendo e os partidos sem uma construção ideológica sumindo, pois é uma tendência com o voto nos partidos ao invés de nos candidatos.
É importante citar também que a comissão da reforma política aprovou um referendo sobre o sistema eleitoral.
Vejam Infografia elaborada pelo Senado dos 12 itens que foram aprovados pela comissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário