A presidente destacou que desde 31 de janeiro, quando as inscrições no Fies foram abertas, cerca de 34 mil alunos contrataram o financiamento estudantil e mais 29 mil contratos estão em análise. Dilma disse que os juros de 3,4% ao ano oferecidos pelo programa são baixos e que o pagamento só tem início um ano e meio após a formatura do aluno.
Além disso, os que estudam para ser professores, aqueles com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio e os que recebem bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) não precisam de fiador para conseguir o financiamento. "Com esse programa, o Fies, nós queremos que milhões de jovens, que não têm renda suficiente para pagar a faculdade ou tenham dificuldade (para pagá-la), a partir de agora têm os estudos garantidos."
________________________________
Relato pessoal... Sou formado em Geografia (licenciatura) por uma instituição de ensino superior privada em curso presencial. Me formei beneficiado pelo ProUni com bolsa de 100% em todo o período do meu curso. Na minha sala ainda tinham mais 04 beneficiados e uma que mudou de curso, dos 16 alunos da turma.
Acredito na mudança que está acontecendo na educação do Brasil, mesmo ainda encontrando pessoas que fazem faculdade via educação à distância de forma leviana, negligente e desonesta, muitas vezes - infelizmente - nos cursos de licenciatura e por professores em atividade. Da mesma forma que encontramos também alunos desse calibre nas melhores universidades públicas e privadas do país.
De qualquer forma, de maneira gradativa o Brasil transforma sua educação, seus professores e suas crianças e jovens. Essa postura equivocada de alguns alunos será alterada com o decorrer do tempo dada a influência da própria pressão histórica, cultural e social exercida pelas portas e janelas abertas para o conhecimento coletivo e popular na academia brasileira dada desde o governo Lula.
Aproveito aqui para agradecer ao sempre Presidente Lula!
PS.: Só não sejam FIADORES de ninguém e nem peça para nenhuma pessoa próxima a você ser FIADOR de qualquer pessoa... Há relatos de alunos caloteiros e calhordas não com o governo, mas com quem depositou confiança de referendar uma dívida para o crescimento pessoal do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário